Cícero Lucena destaca avanços na Educação, cuidado com autistas e assistência às pessoas com doenças raras e projeta ampliação de serviços na Capital

Compartilhe:

Educação, o cuidado com crianças autistas e assistência às pessoas com algum tipo de doenças raras são áreas em que a atual gestão municipal tem avançado expressivamente. Nesta segunda-feira (26), durante plenárias com profissionais desses segmentos, o prefeito Cícero Lucena, candidato à reeleição, garantiu que a cidade vai ampliar sua rede de proteção às doenças raras, com um hospital, seguir com a reconstrução das escolas, dando padrão tecnológico e ampliar programas para autistas. O gestor recebeu em abril o prêmio Orgulho Autista Brasil, em Brasília.

Essa honraria reconhece o olhar da gestão para a causa por meio de programas como ‘Tardezinha Inclusiva’, que promove a participação de crianças e familiares em atividades culturais, as escolas municipais que acolhem mais 2.700 crianças – com cuidadores – acesso à mesa digital e outras tecnologias. Nesse caminho inclusivo, João Pessoa realizou este ano a Autismo Run – primeira corrida voltada para os autistas.

Já na assistência às pessoas com doenças raras, João Pessoa ganhou o primeiro Centro Multidisciplinar dedicaso a esse público do Nordeste, no bairro dos Bancários, que diagnostica, realiza terapias e presta atendimento ambulatorial. O Centro Especializado em Reabilitação está em construção no mesmo bairro e o próximo passo nessa rede de proteção será a construção de um hospital para tratamento de doenças raras, que Cícero Lucena assumiu como compromisso de campanha.

“Esse trabalho vai desde a área da saúde, com centro ambulatorial de doenças raras, estamos construindo o centro para reabilitação e estamos assumindo o compromisso de fazer o hospital de doenças raras, dentro de um complexo dedicado. Como também a inclusão na escola – aqui temos mais de 2.708 crianças autistas, que contam com 2.450 cuidadores, proporcionando transporte para aqueles que realmente precisam ser levados em casa. Então, é a causa que me deixou muito feliz da vida, porque eu considero que o público pode e deve buscar sempre a eficiência, a dedicação, mas usando o coração”, afirmou Cícero Lucena.

Com os profissionais da Educação, o prefeito agradeceu o cuidado, disse que a reconstrução de escolas e a qualidade dos programas pedagógicos, como Semana do Bebê, Festival de Arte, mesa digital, projeto Palavra Cantada, o ensino da robótica, de programadores digitais, entre outros, foram responsáveis por atrair quase 13 mil novas matrículas na rede municipal este ano. Cícero Lucena também destacou que paga proporcionalmente o 3º maior piso do País para professores e o maior entre as capitais do Nordeste.

Nesse projeto de melhorar a qualidade de ensino no Município, João Pessoa vai ganhar 10 novas creches e três escolas, duas delas com obras em andamento, em Gramame e Mangabeira, e as demais todas com recursos adquiridos em parceria com o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). As plenárias desta segunda-feira ainda contaram com a presença do vice-prefeito Leo Bezerra, do deputado estadual Hervázio Bezerra, além de representantes da Educação e de entidades envolvidas na causa do autismo.


Compartilhe:

Destaques

Newsletter